TEXTO: Avestruz ( Mário Prata )
Público Alvo: 8ª Série (9º Ano)
Objetivos: Desenvolver a capacidade de percepção de vários contextos na leitura.
Duração: 4 a 6 aulas.
Finalidade: Levar o aluno a utilizar o código linguístico
como instrumento de comunicação, desenvolvendo a fruição e o gosto pela leitura.
Metodologia: Organizar os alunos em círculo e distribuir
cópias do texto “ Avestruz” .
1-
Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios,
repertoriando o aluno:
·
O que é uma avestruz?
·
Onde vive a avestruz?
·
Leitura compartilhada do texto.
·
Esquema da Avestruz elaborado pelos alunos com
base no texto.
·
Comparação dos esquemas elaborado pelos alunos.
2-
Localização de informações:
·
Utilizar a Sala de Infórmatica para realizar
pesquisa na internet sobre o que é uma Avestruz ( classificação biólogica e
habitat ).
·
Comparar o habitat da avestruz com o habitat dos
alunos.
·
Desenvolver a capacidade lógica e análisar a
possibilidade em se ter uma Avestruz
como animal de estimação ( comparação dos habitats )
3-
Produção de inferências locais e globais:
·
Questionar o entendimento do texto Avestruz
pelos alunos.
·
Observar palavras de nomes científico ou siglas
como TPM, signficados das palavras psicólogo e gigolô.
4-
Recuperação do contexto de produção:
·
Qual a finalidade da leitura?
·
Qual o gênero textual trabalhado?
·
O que é uma crônica?
·
Quem é o autor do texto?
·
O aluno irá descrever textualmente o que é e
como é uma Avestruz?
5-
Percepção das relações de intertextualidade:
·
Quem foi Adão?
·
Houve ironia na forma com que o Autor contou a
história da criação da avestruz? (intertextualidade )
·
O que o nome científico da Avestruz significa? (intertextualidade
)
6-
Percepção de outras linguagens:
·
O aluno será questionado se o autor abordou o
assunto de forma prazeirosa.
·
O aluno será questionado sobre a forma irônica
com a qual o autor trata o criacionismo da Avestruz.
·
O aluno será questionado sobre a preferência de
animais de estimação por parte do menino do texto. E porque sua mãe acredita
que o menino precisa de um psicóligo devido a preferência por animal de
estimação diferentes.
Avaliação do processo de aprendizagem:
·
Elaboração de esquema de avestruz por parte dos
alunos.
·
Pesquisa sobre característica biológica do avestruz realizada pelos alunos na sala de
informática.
·
Elaboração textual dos alunos sobre o que é e
como é uma Avestruz.
·
Participação do aluno na resolução das questões
referentes a produção de inferências locais e globais, recuperação do contexto
de produção, percepção das relações intertextualidade e percepção de outras
linguagens.
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