Wikipedia

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

 

   Desvendando as gírias dos adolescentes


    Não é difícil escutar da boca de um adolescente a frase célebre: "ninguém me entende". Existe uma série de fatores que podem explicar o motivo pelo qual o jovem é uma criatura difícil de compreender. Alguns estão diretamente ligados a fatores emocionais e hormonais. Outros são mais literais, e tem a ver com o dialeto da tribo adolescente: as gírias.
ADVERTISEMENT
    Escutar uma conversa de adolescentes não é fácil - e dá vontade de apertar a tecla SAP para traduzir o papo. Thalita Rebouças parece ter apertado a tecla. Jornalista e autora de vários livros que falam a língua dos adolescentes, ela explica o motivo pelo qual os jovens falam gírias. "É para ter um código próprio, uma linguagem diferente daquela que os adultos usam". Assim, o internauta tem seu vocabulário, assim como o rapper, o skatista ou o surfista têm o seu. Os jovens, no meio disso tudo, também tem o deles.
        Como os adolescentes costumam se juntar em grupos de amigos que têm gostos parecidos, também criam um vocabulário próprio, que aproxima os pares e facilita essa etapa tão importante no desenvolvimento social. Mas de onde surgem as gírias? Nem mesmo Thalita, conhecida como a queridinha dos adolescentes, tem uma resposta para essa pergunta. "Aí você me pegou. Acho que podem surgir de um filme, de uma novela ou mesmo de um adolescente mais criativo".
Outro fator que contribui para a proliferação do vocabulário restrito dos jovens é a Internet. Os sites de relacionamento e a comunicação em tempo real contribuem para que as gírias se espalhem e tomem proporções que vão além das telas do computador, caindo na boca da molecada.
Do mesmo jeito que nascem, as gírias também podem se esgotar e cair no esquecimento. Mesmo sem critério que determine qual gíria vai se eternizar e qual será esquecida, é fato que elas sempre se renovam. "A necessidade de criar novas gírias é a mesma de usar uma roupa diferente, que nenhuma outra tribo usa", explica Thalita.
As gírias mais pronunciadas, na opinião da escritora, são relacionadas ao primeiro beijo. As letras "BV" querem dizer "Boca Verde (ou Virgem)" e BVL, "Boca Virgem de Língua". Mas, não se espante se um adolescente te chamar de careta ou falar que "BV" e "BVL" não estão com nada. Afinal, as gírias mudam o tempo todo. Tá ligada?

                                                                                       CINTHYA DÁVILA

Divulgação Ed Rocco