Wikipedia

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Texto Avestruz
 
        Trabalhando com os alunos de 6º ano fazer uma roda e distribuir cópias para  fazer leitura coletiva  e depois trabalhar o vocabulário do texto explicando para o aluno. Depois da leitura trabalhar com questionário do texto para frisar o conhecimento do aluno.

domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem



TEXTO:  Avestruz      ( Mário Prata )
Público Alvo: 8ª Série (9º Ano)
Objetivos:  Desenvolver a capacidade de percepção de vários contextos na leitura.
Duração: 4 a 6 aulas.
Finalidade: Levar o aluno a utilizar o código linguístico como instrumento de comunicação, desenvolvendo a fruição e o gosto pela leitura.
Metodologia: Organizar os alunos em círculo e distribuir cópias do texto “ Avestruz” .
1-      Fazer o levantamento dos conhecimentos prévios, repertoriando o aluno: 
·         O que é uma avestruz?
·         Onde vive a avestruz?
·         Leitura compartilhada do texto.
·         Esquema da Avestruz elaborado pelos alunos com base no texto.
·         Comparação dos esquemas elaborado pelos alunos.
2-      Localização de informações:
·         Utilizar a Sala de Infórmatica para realizar pesquisa na internet sobre o que é uma Avestruz ( classificação biólogica e habitat ).
·         Comparar o habitat da avestruz com o habitat dos alunos.
·         Desenvolver a capacidade lógica e análisar a possibilidade  em se ter uma Avestruz como animal de estimação ( comparação dos habitats )
3-      Produção de inferências locais e globais: 
·         Questionar o entendimento do texto Avestruz pelos alunos.
·         Observar palavras de nomes científico ou siglas como TPM, signficados das palavras psicólogo e gigolô.
4-      Recuperação do contexto de produção: 
·         Qual a finalidade da leitura?
·         Qual o gênero textual trabalhado?
·         O que é uma crônica?
·         Quem é o autor do texto?
·         O aluno irá descrever textualmente o que é e como é uma Avestruz?
5-      Percepção das relações de intertextualidade: 
·         Quem foi Adão?
·         Houve ironia na forma com que o Autor contou a história da criação da avestruz? (intertextualidade )
·         O que o nome científico da Avestruz significa? (intertextualidade )
6-      Percepção de outras linguagens: 
·         O aluno será questionado se o autor abordou o assunto de forma prazeirosa.
·         O aluno será questionado sobre a forma irônica com a qual o autor trata o criacionismo da Avestruz.
·         O aluno será questionado sobre a preferência de animais de estimação por parte do menino do texto. E porque sua mãe acredita que o menino precisa de um psicóligo devido a preferência por animal de estimação diferentes.
Avaliação do processo de aprendizagem:
·         Elaboração de esquema de avestruz por parte dos alunos.
·         Pesquisa sobre característica biológica  do  avestruz realizada pelos alunos na sala de informática.
·         Elaboração textual dos alunos sobre o que é e como é uma Avestruz.
·         Participação do aluno na resolução das questões referentes a produção de inferências locais e globais, recuperação do contexto de produção, percepção das relações intertextualidade e percepção de outras linguagens.